Nutrição Clínica e Desportiva
A nutrição adequada é importante para todos os indivíduos. Procura-se o quê, o como, o quando e quanto se consomem os alimentos, numa perspetiva funcional, procurando objetivos tão diversos quanto o controlo de peso, performance desportiva, e o simples bem-estar..
Para isso, procura-se conhecer hábitos, desde horários a preferências alimentares, para que o plano alimentar, seja facilmente introduzido no dia a dia do cliente. Medem-se parâmetros corporais diversos (pregas cutâneas, bioimpedância, perímetros e outros) para corresponder melhor aos objetivos do cliente e para um melhor acompanhamento da progressão. Todos os timings de ingestão de alimentos são controlados para otimizar e acompanhar as necessidades metabólicas e hormonais dos pacientes.
Aviso importante:
- A avaliação por bioimpedância não poderá ser realizada a grávidas ou utentes portadores de pacemaker, desfibrilhadores cardíacos, implantes ou próteses metálicas.
Requisitos:
Sempre que se prende realizar a avaliação da composição corporal por Bioimpedância, e no sentido do resultado do exame ser o mais verdadeiro possível, deve ter em atenção os seguintes pontos:
- Não ingerir alimentos ou líquidos nas 4 horas que precedem a realização da avaliação;
- Não ingerir bebidas diuréticas ou com elevado teor de cafeína, como chá preto e chá verde, café, ou cola, nas 24 horas que precedem a avaliação;
- Não beber álcool nas 48 horas anteriores à realização da avaliação;
- Não realizar exercício físico, ou utilizar sauna, nas 24 horas que precedem a avaliação;
- Estar com a bexiga e intestinos vazios;
- Não estar no período menstrual;
- Retirar todos os metais, como acessórios de bijuteria, relógio, cinto, entre outros, aquando da realização da avaliação.