Corpo Clínico

Dr. Frederico Varandas

Especialista em Medicina Física e de reabilitação e em Medicina Desportiva, Licenciado em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Lisboa (2005), Graduado em Medicina Militar (2005) e Pós-Graduado em Medicina Desportiva (2007). Actual Director Clínico da ComCorpus Clinic, e do Sporting Clube de Portugal

Especialidades

  • Medicina Física e de Reabilitação
  • Medicina Desportiva

Currículo

Em 1998 ingressou no 1º curso de Medicina da Academia Militar. Em 2005 concluiu a Licenciatura em Medicina na Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa e a Formação Complementar em Saúde Militar pela Academia Militar.
Em 2007 terminou a Pós-Graduação em Medicina Desportiva.
Realizou o Internato Geral e o Internato Complementar da Especialidade de Medicina Física e de Reabilitação no Hospital de Santa Marta, tendo obtido o grau de Especialista de Medicina Física e de Reabilitação em 2012.

Ingressou no Departamento Médico do Vitória de Setúbal Futebol Clube em 2007. Foi Director Clínico do Vitória de Setúbal de 2009 a 2011.

Em 2008, com a patente de Tenente foi o Médico Oficial da Força Nacional Destacada no Afeganistão, tendo feito parte da 1a Companhia de Comandos que constituiu a Quick Reaction Force da ISAF-NATO. Por serviços desempenhados nessa missão foi louvado e condecorado com a Medalha D. Afonso Henriques.
Desde 2009 que é Capitão do Exército Português.

Em 2011 ingressou no Departamento Médico do Sporting Clube de Portugal e é Director Clínico do mesmo desde 2011.

Em 2015 cria e assume a Direcção Clinica da Comcorpus Clinic.

Em 2016 obteve o grau de especialista em Medicina Desportiva, pela Ordem dos Médicos.

Co-autor do livro “Traumatologia Desportiva”, Pessoa P, Jones H – 2015.
Fundador e Presidente das Jornadas Internacionais de Medicina Desportiva do S.C.P. .
Apresentou mais de 30 comunicações sobre temas de reabilitação em Reuniões Clínicas, Cursos pós-graduados, Jornadas, Simpósios e Congressos.